Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Rússia já aceita abrir diálogo com o opositor Juan Guaidó

Rússia já aceita abrir diálogo com o opositor Juan Guaidó
COMPARTILHE

Apesar de defender publicamente o ditador Nicolás Maduro, autoridades da Rússia têm guardado silêncio sobre a crise desde o fim de janeiro e, nos bastidores, já aceitam abrir canais de diálogo com o opositor Juan Guaidó.

A informação é do professor de relações internacionais Viktor Jeifets, especialista em relações russas com a América Latina, da Universidade de São Petersburgo.

Em conversa com o Estadão, o professor Jeifets afirmou:

“Há mais ou menos um ano, o embaixador russo em Caracas tem tido contatos com a oposição, o que não é normal na diplomacia russa para a região – que sempre mantém contato com o governo e não com partidos políticos.”

E acrescentou:

“Há alguns contatos, mas não deve ter havido acordo, porque se fosse o caso, o governo teria adotado um tom mais ameno.”

Dimitri Rosenthal, especialista em América Latina da Academia Russa de Ciências, disse ao jornal britânico The Independent que Moscou já admite fechar um acordo com qualquer governo que esteja em Caracas.

Rosenthal afirmou:

“O canal de diálogo já foi aberto, mas ainda existe desconfiança com relação à oposição. Para o Kremlin, Maduro ainda é o nome mais confiável para defender seus interesses.”

Segundo fontes citadas pelo Wall Street Journal, com base em depoimentos de funcionários do Kremlin, a frustração do presidente Vladimir Putin com Nicolás Maduro aumentou no ano passado, depois que uma delegação russa foi enviada à Venezuela com um plano de estabilização econômica.

O regime chavista, porém, achou as medidas drásticas demais e pediu mais dinheiro.

Este cenário, de acordo com diplomatas russos e líderes antichavistas, levou Moscou a buscar uma aproximação com opositores venezuelanos – ainda que a Rússia negue qualquer aproximação.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários