Português   English   Español

Saiba mais sobre o Vox: partido direitista que sacudiu a Espanha

Neste domingo (2), um partido direitista conquistou assentos em uma eleição regional da Espanha pela primeira vez em décadas.

O partido Vox superou as expectativas e desmentiu as pesquisas ao conquistar 12 assentos parlamentares na Andaluzia.

O avanço é o mais recente em meio a uma onda nacionalista que se alastra pela Europa.

 

O que é o Vox?

O Vox foi fundado em 2014 e já está causando impacto no cenário político da Espanha.

O partido foi rotulado por veículos da velha imprensa como extrema-direita, populista, anti-imigrante e anti-Islã.

O partido propõe “tornar a Espanha grande de novo” – slogan que faz alusão ao adotado por Donald Trump na campanha presidencial dos Estados Unidos em 2016.

Assim como acontece no mundo todo, os opositores esquerdistas têm alertado que o sucesso do partido pode representar a volta da ditadura fascista ao território espanhol.

Saiba mais sobre o Vox: partido direitista que sacudiu a Espanha

Santiago Abascal, líder do partido, rejeita o rótulo de extrema-direita e diz preferir focar na unidade da Espanha.

Apoiadores são rotulados de extremistas

Alguns dos apoiadores do partido disseram que há um estigma social associado a expressar apoio ao Vox.

“As pessoas me chamam de fascista, xenófobo, de muitas coisas”, disse Ana Ferrer, funcionária de um hotel e uma dessas apoiadoras.

“Mas aqueles que realmente me conhecem sabem que eu não sou assim. Minha parceira é uma mulher, por exemplo, e eu não sou católica. Para mim, [o Vox] não está na extrema-direita.”

Uma escola jesuíta que havia concordado em sediar o comício do partido em Valência mudou de ideia, aparentemente preocupada com a reputação do partido, fazendo com que o evento fosse transferido para outro lugar.

Saiba mais sobre o Vox: partido direitista que sacudiu a Espanha

O Vox atraiu grande número de apoiadores para suas manifestações, com o reforço de eleitores descontentes com outros partidos.

Imigração ilegal

A recente ascensão do Vox coincidiu com a transformação recente da Espanha após a entrada de milhares de imigrantes ilegais que cruzaram o Mediterrâneo para a Europa.

A região sul da Andaluzia – a mais populosa da Espanha e onde o partido conseguiu 12 assentos – tem alta taxa de desemprego e é o principal ponto de chegada de migrantes que atravessam o Mediterrâneo.

Vox: o partido direitista que promete 'tornar a Espanha grande de novo'

O líder do Vox, Santiago Abascal (à direita), e o candidato regional do partido Francisco Serrano comemorando a vitória no domingo.

Sucesso eleitoral

O resultado regional da eleição é um grande revés para o novo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

Este é o seu primeiro teste de opinião pública desde que chegou ao poder, após o governo do PP ter sido destituído pelos deputados em junho devido a um escândalo de corrupção.

Correspondentes dizem que há meses tem se especulado a possibilidade de Sánchez convocar eleições nacionais antecipadas para coincidir com as eleições regionais e europeias em maio, mas o resultado da Andaluzia parece lhe dar pouco incentivo para fazer isso agora.

O PSOE tem governado a Andaluzia há 36 anos, mas pode sair do poder caso uma coalizão apoiada pelo Vox seja formada.

 

Adaptado da fonte BBC

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter