O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, alertou, na última sexta-feira (4), que os principais problemas ambientais do Brasil são a “má gestão do lixo” e a “falta de saneamento”.
Lançado em 2019, o “Programa Nacional Lixão Zero” está inserido no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana do Ministério do Meio Ambiente.
O programa objetiva subsidiar os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos, com foco na disposição final ambientalmente adequada.
Em mensagem no Twitter, Salles divulgou imagens tristes de um lixão no município de Humaitá, no Amazonas. Confira.
Principal problema ambiental brasileiro é a falta de saneamento e a má gestão do lixo: Município de Humaitá, Amazonas. pic.twitter.com/lxRBu4SE9L
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) December 4, 2020
Desde o dia 27 de outubro, o governo Jair Bolsonaro realiza um roadshow sobre o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR).
Os eventos são realizados em formato virtual pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), e cobrirão todos os estados da Federação.
Lançado em 2019, como um dos primeiros resultados concretos do programa Lixão Zero, o SINIR permite coletar e divulgar dados relativos aos serviços públicos e privados sobre os resíduos sólidos, possibilitando o monitoramento, a fiscalização e a avaliação da gestão de resíduos em seus diferentes níveis: municipal, estadual e nacional.