Os primeiros 300 refugiados da Venezuela serão realocados pelo governo federal de Roraima para São Paulo nesta quinta-feira (5).
A informação foi confirmada pelo prefeito João Doria (PSDB) nesta segunda. O envio faz parte do processo de interiorização dos refugiados venezuelanos que estão entrando no Brasil através da zona fronteiriça no estado de Roraima.
De acordo com informações do G1:
A prefeitura anunciou um que inicialmente a capital vai acolher apenas “adultos solteiros”.
Na quinta-feira (5), 100 imigrantes desembarcam na capital vindos de Roraima, onde estão fugidos da crise no país natal, em um voo da Força Áerea Brasileira e ficarão em dois Centros Temporários de Acolhimento exclusivos para os venezuelanos. Um em São Mateus, na Zona Leste, outro em Santo Amaro, na Zona Sul.
Na segunda-feira (3), o prefeito João Doria reuniu representantes de empresas e líderes religiosos interessados em ajudar os venezuelanos. Doria mencionou uma empresa de telemarketing que precisa contratar pessoas com espanhol fluente e teria vagas para oferecer aos venezuelanos.
O segundo grupo com mais 100 venezuelanos vindos de Roraima deve chegar após 30 dias e o terceiro ainda não tem data marcada. A vinda dos venezuelanos para São Paulo acontece 49 dias depois que o presidente Michel Temer assinou um decreto emergencial para oferecer ajuda ao estado de Roraima.