Português   English   Español
Português   English   Español

SciMining: Petrobras utilizará novo supercomputador

SciMining: Petrobras utilizará novo supercomputador

Nomeada de SciMining, a máquina será instalada brevemente no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez, da Petrobras.

Um supercomputador voltado para a área de Inteligência Artificial (IA) foi apresentado pelo grupo de Processamento de Imagens e Inteligência Artificial do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro.

As informações são do site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Conforme destaca o órgão, a nova máquina, que é chamada de SciMining, será instalada em breve no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez, da Petrobras, para ser empregado em pesquisas avançadas na área de petrofísica da companhia.

Com um design que permite seu uso em diferentes ambientes, o supercomputador pesa 31,7 kg, é refrigerado à água e alimentado por duas fontes de 1.6 mil watts cada.

As especificações técnicas do SciMining incluem 32 núcleos de processamento; 4 teras de disco rígido; 500 gigas de disco de estado sólido (para armazenamento do sistema operacional); 128 gigas de memória RAM (expansível até 1 tera); seis placas de vídeo contendo 26.112 unidades gráficas de processamento; 84 teraflops de desempenho; 66 gigas de memória de processamento gráfico.

“O objetivo sempre foi alcançar alta performance com custo bem reduzido, permitindo oferecer ao cientista um grande conjunto integrado para serviços de IA, redefinindo fluxos de trabalho tradicionais de HPC para inovação e ciência”, explica Paulo Russano, responsável pelo projeto de engenharia do SciMining.

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

TELEGRAM

Acompanhe todas as notícias através do nosso canal no Telegram.

Newsletter

Inscreva seu email na RENOVA para receber atualizações diárias com as últimas notícias do Brasil e do mundo.

Nome:

Email:

Fique tranquilo(a), assim como você também odiamos spam, você poderá sair quando quiser :)

Comentários_

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias_

Pátria Educadora. Garanta sua vaga!