Português   English   Español

Secom rebate ‘fake news’ do jornal O Globo

Secom rebate fake news do jornal O Globo
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

“Infelizmente, o jornal O Globo não procurou a Secom antes de publicar tamanha inverdade, numa fantasiosa narrativa conhecida hoje como ‘Fake News’”, afirmou a Secom.


A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), liderada por Fabio Wajngarten, divulgou uma nota para contestar reportagem publicada pelo jornal O Globo, nesta sexta-feira (14), segundo a qual o general Carlos Alberto Santos Cruz foi demitido porque se recusou a financiar “blogs e sites que defendem o governo”.

Citando “fontes que acompanharam de perto a crise final”, o jornal afirma que “um dos elementos-chave que levaram ao divórcio entre Bolsonaro e Santos Cruz foi o controle da comunicação governamental e a relação do governo com blogs e sites alinhados abertamente com o Palácio do Planalto”.

A reportagem do jornal O Globo não apresentou o nome de nenhum destes veículos de comunicação em busca da verba estatal, mas a narrativa foi rapidamente repercutida por outros sites, como O Antagonista.

O secretário Wajngarten negou completamente a informação e disse que “jamais aceitaria esse tipo de mídia ideológica”.

Leia a íntegra da nota abaixo:

“A Secretaria Especial de Comunicação Social informa que nunca existiu nenhum plano de financiamento de sites e blogs. O secretário Fabio Wajngarten disponibiliza, desde já, sua agenda pública para que se possa constatar se algum site ou blogueiro foi recebido com esse intuito ou qualquer outro tema relacionado.

Pelo contrario: como profissional de mídia reconhecido pelo mercado, Fabio Wajngarten assumiu que jamais aceitaria esse tipo de mídia ideológica.

Vale lembrar que, em discurso durante evento de lançamento da campanha da Nova Previdência, o secretário afirmou que voltaria a investir em todos os tipos de veículos (tradicionais e digitais), respeitando os critérios de mídia técnica, comprovados e atestados por pesquisas de mercado. O plano de mídia da Nova Previdência é a maior comprovação dessa tecnicidade.

Infelizmente, o jornal O Globo não procurou a Secom antes de publicar tamanha inverdade, numa fantasiosa narrativa conhecida hoje como ‘Fake News’. Esse tipo de matéria vai totalmente contra os princípios do grupo Globo amplamente divulgados quando questionados sobre a seriedade de sua linha editorial.

Secretaria Especial de Comunicação Social”

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...