O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (20) horas após sua aposentadoria ter sido informada em um tuíte pelo presidente Donald Trump.
Em uma carta endereçada a Trump, o general Jim Mattis declarou:
Acredito que o correto para mim seja renunciar ao meu cargo porque você tem direito de ter um Secretário de Defesa cujos pontos de vista estejam mais bem alinhados aos seus.
A decisão ocorre um dia depois do chefe da Casa Branca anunciar a retirada das tropas dos Estados Unidos da Síria, conforme noticiou a RENOVA.
Momentos antes de o Pentágono publicar a carta de Mattis, o presidente americano havia anunciado, pelo Twitter, que seu secretário de Defesa se aposentaria “com distinção, ao final de fevereiro”.
Através do seu perfil oficial no Twitter, Donald Trump destacou:
Durante o mandato de Jim, foram obtidos avanços tremendos, especialmente com relação à compra de novos equipamentos de combate.
E, segundo a “ISTOÉ“, acrescentou:
O general Mattis foi de grande ajuda para conseguir aliados e para que os outros países paguem sua parte nas obrigações militares. Um novo secretário da Defesa será nomeado logo. Agradeço muito a Jim por seu serviço!