Português   English   Español

Secretário-geral alerta que a ONU está com problemas financeiros

un-x

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou aos funcionários que a entidade está ficando sem dinheiro.

António Guterres convocou os Estados membros a pagarem o que devem o mais rápido possível, segundo um memorando interno ao qual veículos da imprensa americana tiveram acesso.

O secretário-geral comunicou aos Estados membros que em 30 de junho o orçamento da ONU tinha um déficit de 139 milhões de dólares e que a entidade “nunca havia enfrentado uma situação tão difícil em seu fluxo de caixa” nessa época do ano.

‘Estamos ficando sem dinheiro mais cedo e permanecendo no vermelho por mais tempo’, escreveu.

Guterres declarou:

Uma organização como a nossa não deveria ter que sofrer ameaças repetidas de cair na falência. Mas, sem dúvida, a maior dor sentem aqueles aos que servimos quando, por falta de fundos, não podemos responder seus pedidos de ajuda.

Segundo a ONU, 112 dos 193 Estados membros pagaram até agora suas partes no orçamento principal. Os Estados Unidos, que são responsáveis por cerca de 22% do orçamento, tradicionalmente pagam mais tarde por causa de seu ano fiscal.

 

Adaptado da fonte VEJA

Deixe seu comentário

Veja também...