Senadores criticaram, nesta sexta-feira (4), os votos favoráveis de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) à reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
O julgamento no plenário virtual do STF começou hoje. Os ministros têm até 11 de dezembro para votar.
Até agora, já votaram Gilmar Mendes, que é o relator do caso, Nunes Marques, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.
Todos acompanharam integral ou parcialmente o relator.
Membros do Muda Senado, grupo independente com senadores de diversos partidos, teceram duras críticas nas redes sociais. Confira.
Já está em 5 x 0 o placar no STF para possibilitar a reeleicao de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Gilmar Mendes puxou a fila e votaram com ele Dias Toffoli, Kassio Marques, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes. Por enquanto a decisão do STF é por rasgar a Constituição. pic.twitter.com/zjlzjsd6V8
— Alvaro Dias (@alvarodias_) December 4, 2020
NÃO À REELEIÇÃO DOS PRESIDENTES DO SENADO E DA CÂMARA!
— Major Olimpio (@majorolimpio) December 4, 2020
Estão tentando rasgar a Constituição! pic.twitter.com/m1uoomrLfc
O voto de Gilmar não para em pé. 75 laudas de distorções e citações fora de contexto para entregar um absurdo: será possível ignorar a restrição constitucional até por Questão de Ordem!
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) December 4, 2020
Dá para dizer que Gilmar inaugurou a modalidade Novo Cangaço de interpretação constitucional.
Parabéns pela indicação de Kassio Nunes. (Sarcasmo).
TOMANOCÚ DESSES SENADORES, ELES FICAM SENTADOS EM CIMA DOS PEDIDOS DE IMPEACHMENT DOS MINISTROS E AGORA RECLAMAM DOS VOTOS…VSF!
Vamos lá Bolsonaro bota pra quebrar, a CF não está mais em vigor, será revogada pelo supremo. O art. 142 está no aguardo, o Brasil não aguenta mais tanto desrespeito na cara dura.
Que constituição, ela não existe muito tempo, eles fazem o que querem e nós mortais temos que engolir tudo que esses caras fazem. Eu falo, vai tem um momento que alguém não vai aceitar mais isso e vai fazer alguma besteira. Ai vão pensar um pouco.
Era só aplicar impeachment em ministros, o quê não falta é razão. Agora, está claro que só querem fazer showzinho para aumentar a popularidade, de outros modo, já teriam feito alguma coisa sério, não ficaria só na conversa.
Como impeachment se quem pauta são esses dois que o STF está protegendo? Estão dando um golpe atrás do outro. Serão presos. Dê linha à pipa, por enquanto.
Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.
§ 4º Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, >>vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente<
CLARAMENTE ESTÃO MUDANDO O REGIME, GOLPE DE ESTADO. NÃO HÁ O QUE INTERPRETAR, ACRESCENTANDO O FATO DE FAZER A “VOTAÇÃO” NA MADRUGADA, FAZENDO TUDO PARA ESCONDER DO POVO.
Olha la o primeiro ministro do STF conservador, tem até carteirinha de CAC. Um presidente frouxo, que só serve de empreiteiro dá nisso mesmo.
Desde quando o STF se importa com a Constituição?