Um grupo de senadores enviou ofício ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, questionando sobre uma suposta viagem, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para conversar com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A viagem teria acontecido sem agenda pública e durante uma sessão do Congresso Nacional.
O tema da reunião com Moraes teria sido a reeleição de Alcolumbre e o deputado Rodrigo Maia, que também participou da reunião não oficial.
De acordo com reportagem publicada, na última terça-feira (25), pela CNN Brasil:
“Alcolumbre e Maia viajaram de FAB até São Paulo para o jantar na residência de Moraes no mesmo momento em que os senadores derrubavam o veto presidencial que vedava o aumento de salários do funcionalismo público, cujo impacto nas contas era de R$ 120 bilhões.
A leitura no jantar foi a de que é preciso defender uma tese de que presidentes da Câmara e do Senado podem se reeleger uma vez ao cargo e abandonar a tese defendida até então por Alcolumbre de que um senador pode se candidatar à reeleição à presidência da mesa em qualquer momento dentro do mandato de oito anos.”
O documento é assinado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania), Oriovisto Guimarães (Podemos), Kajuru (Cidadania) e Eduardo Girão (Podemos).
Em conversa com o blog Antagonista, o senador Vieira lançou a seguinte questão:
“Autoridade pública pode viajar de jatinho da FAB para agenda secreta, durante sessão do Congresso Nacional?”