Shorts robóticos podem facilitar corrida e caminhada

Shorts robóticos podem facilitar corrida e caminhada

Exoesqueletos estão lentamente deixando o mundo dos quadrinhos para se tornar uma realidade.

Cientistas apresentaram recentemente uma espécie de shorts para ajudar usuários tanto a andar como a correr com menos esforço.

O exoesqueleto é o resultado de uma colaboração entre pesquisadores dos Estados Unidos e da Coreia do Sul

Talvez descrito com mais precisão como um par de exoshorts, o dispositivo é leve, totalmente portátil e, principalmente, feito de um material flexível, informa o site Gizmodo

O equipamento funciona usando motores para puxar cabos que ajudam a estender os quadris de maneira natural à medida que movemos as pernas, o que deve reduzir a quantidade de energia que nosso corpo gasta para se mover.

Depois da criação do protótipo, os cientistas realizaram testes com voluntários humanos saudáveis em diferentes cenários de caminhada e corrida. Os resultados desses experimentos, publicado na revista Science, são modestos, mas impressionantes.

Philippe Malcolm, biomecânico da Universidade de Nebraksa em Omaha e pesquisador sênior do projeto, declarou:

“Conseguimos uma redução de 9% no consumo de energia durante a caminhada e uma redução de 4% durante a corrida.”

E acrescentou:

“Houve reduções mais altas por outros dispositivos que auxiliam apenas na caminhada ou apenas na corrida. Mas estas [reduções] são estatisticamente mais significativas. E elas estão dentro de uma ordem de magnitude em que melhorias de desempenho podem ser esperadas.”

Confira o vídeo:

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...