Sistema permite negociação de energia limpa em sistema blockchain

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Projeto desenvolvido em blockchain visa a otimização da negociação de energia P2P.

Mitsubishi anunciou, nesta segunda-feira (18), o desenvolvimento de um sistema baseado em blockchain, que permite a negociação ponto a ponto (P2P) de energia. 

A iniciativa é uma parceria entre a empresa e a universidade japonesa Tokyo Tech.  

O objetivo deste sistema inovador é ajudar as pessoas ou empresas que produzem energia limpa a negociar o excedente produzido de forma fácil, segura e eficiente.  

Dessa forma, uma casa ou indústria que produza energia com painéis solares, por exemplo, poderá vender o excedente energético para outros consumidores de forma rápida, segura e a preços competitivos. 

De acordo com o comunicado da Mitsubishi, a empresa foi responsável pelo desenvolvimento do sistema de negociação e de transações P2P, enquanto a Tokyo Tech ficou responsável pelo desenvolvimento da rede blockchain e pelos algoritmos de compensação. 

Resumindo de uma forma simples, o sistema funcionará como um intermediário descentralizado entre compradores e vendedores, fazendo com que oferta e procura com objetivos semelhantes se encontrem. 

A combinação entre uma oferta de compra e outra de venda será feita pelo algoritmo do sistema, de forma randômica e baseada nas metas e dados comerciais compartilhados pelas partes. 

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.