Português   English   Español

Slogan de Bolsonaro foi inspirado em brado de paraquedistas militares

Grito ‘Brasil acima de tudo’ surgiu no final da década de 1960 e espalhou-se pelos quartéis.

O bordão “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” que marcou a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) é inspirado no brado da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército.

O presidente eleito do Brasil foi paraquedista em sua trajetória militar, assim como o seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB).

O coronel Cláudio Tavares Casali explica que o brado, atualmente difundido pelos quartéis, surgiu no final da década de 1960, durante o regime militar.

Um grupo de paraquedistas nacionalistas formado pelos capitães paraquedistas Francimá de Luna Máximo, José Aurélio Valporto de Sá e Kurt Pessek teria criado, nesse contexto, o lema “Brasil acima de tudo”.

Chamado Centelha Nativista, o grupo tinha como objetivo ressuscitar os valores “de nacionalismo não xenófobo, de amor ao Brasil e de criar meios que reforçassem a identidade nacional e evitasse a fragmentação do povo pela ideologia e exploração de dissensos da sociedade dividindo o povo nos termos da velha luta de classes do marxismo”.

 

Adaptado da fonte Folha

Twitter
WhatsApp
Facebook
Google+
LinkedIn
Pinterest

Deixe seu comentário

Veja também...