Português   English   Español

Slogan de Bolsonaro foi inspirado em brado de paraquedistas militares

Slogan de Bolsonaro foi inspirado em brado de paraquedistas militares

Grito ‘Brasil acima de tudo’ surgiu no final da década de 1960 e espalhou-se pelos quartéis.

O bordão “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” que marcou a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) é inspirado no brado da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército.

O presidente eleito do Brasil foi paraquedista em sua trajetória militar, assim como o seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB).

O coronel Cláudio Tavares Casali explica que o brado, atualmente difundido pelos quartéis, surgiu no final da década de 1960, durante o regime militar.

Um grupo de paraquedistas nacionalistas formado pelos capitães paraquedistas Francimá de Luna Máximo, José Aurélio Valporto de Sá e Kurt Pessek teria criado, nesse contexto, o lema “Brasil acima de tudo”.

Chamado Centelha Nativista, o grupo tinha como objetivo ressuscitar os valores “de nacionalismo não xenófobo, de amor ao Brasil e de criar meios que reforçassem a identidade nacional e evitasse a fragmentação do povo pela ideologia e exploração de dissensos da sociedade dividindo o povo nos termos da velha luta de classes do marxismo”.

 

Adaptado da fonte Folha
Tarciso Morais

Tarciso Morais

Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Assine nossa newsletter...

Inscreva seu e-mail para receber atualizações diárias com as últimas notícias do Brasil e do mundo.

Fique tranquilo(a), assim como você, odiamos spam :) Você poderá remover seu e-mail a qualquer momento.

Deixe seu comentário...

Veja também...