Português   English   Español
Português   English   Español

Sonda da NASA enfrenta problemas ao tentar perfurar Marte

Sonda da NASA enfrenta problemas ao tentar perfurar Marte

O Planeta Vermelho aparenta ter cuspido o instrumento para medição de fluxo de calor da sonda InSight.

As duas tarefas aparentemente simples da sonda InSight, da NASA, era usar seu braço robótico para colocar o sismômetro na superfície do planeta Marte e implantar o instrumento de perfuração da sonda para cavar 3 a 5 metros de profundidade.

A tarefa de perfuração, no entanto, se mostrou bem mais difícil do que os cientistas da Agência Espacial dos Estados Unidos esperavam inicialmente.

Na tarde de domingo, 27 de setembro, a NASA compartilhou no Twitter uma notícia e um timelapse mostrando o planeta ejetando a sonda.

“Marte continua a nos surpreender. Enquanto cavava neste fim de semana, o perfurador foi ejetado do solo. A avaliação preliminar aponta para propriedades inesperadas do solo como o principal motivo. A equipe está planejando os próximos passos”, diz a legenda da NASA.

“Uma possibilidade observada em testes na Terra é que o solo pode cair na frente da ponta do perfurador à medida que se recupera, preenchendo gradualmente o buraco à sua frente conforme o instrumento recua”, disseram os cientistas em uma tentativa de explicar a situação.

Os instrumentos da sonda InSight devem medir o quão geologicamente ativo Marte é, e, como noticiou a RENOVA, eles já começaram a apresentar resultados. 

A falha potencial da sonda de calor não negaria a ciência dos outros instrumentos, mas seria uma perda frustrante, segundo o site Gizmodo.

Compartilhe_

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários_

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias_

Newsletter

Inscreva seu email na RENOVA para receber atualizações diárias com as últimas notícias do Brasil e do mundo.

Nome:

Email: