Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Sonda da NASA revela padrões complexos ao se aproximar do Sol

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Sonda da NASA revela padrões complexos ao se aproximar do Sol

A mais audaciosa missão solar já realizada traz agora suas primeiras descobertas sobre nossa estrela mãe.

A sonda da missão Parker Solar Probe passou a meros 24 milhões de km da superfície do Sol, cerca de um sexto da distância que nosso planeta guarda do astro-rei.

Lançada em 2018, a sonda está dando voltas ao redor do Sol, numa órbita bastante achatada, que ora a leva para bem perto da estrela, ora para bem longe. 

Os novos dados foram divulgados em quatro artigos publicados nesta quarta-feira (4) pela revista científica britânica Nature

As informações revelam que o vento solar é muito mais dinâmico e estruturado nas proximidades do Sol do que nas imediações da Terra, de onde foram feitas a maior parte das medidas até hoje.

A missão também apresentou novos enigmas sobre o Sol. Sabe-se, por exemplo, que a superfície da estrela, a chamada fotosfera, tem temperatura de cerca de 5.600 graus Celsius. 

No entanto, a sua atmosfera estendida, chamada de coroa solar, em vez de ser mais fria, como seria de se esperar, é milhares de vezes mais quente, atingindo temperaturas de milhões de graus, informa a coluna Mensageiro Sideral, no jornal Folha.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias