Português   English   Español

Sons em escala atômica detectados por ‘microfone quântico’

Sons em escala atômica detectados por 'microfone quântico'

Criado por pesquisadores de universidade norte-americana, este microfone é capaz de detectar fônons, sons tão pequenos que eram indetectáveis até o momento.


Os pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram um “microfone quântico” que pode detectar as menores unidades conhecidas de som — pacotes de energia vibracional chamados de fônons.

O dispositivo poderia formar a base para o desenvolvimento de computadores quânticos ainda mais eficientes.

A capacidade de detectar esses pequenos pacotes de som, poderia permitir que dispositivos que codificam informações usando energia sonora possam armazenar uma quantidade enorme de dados usando um espaço relativamente pequeno.

Um computador quântico que pode detectar fônons pode ser ainda mais compacto e eficiente do que outro que utiliza fótons ou partículas de luz, já que os fônons são mais fáceis de manipular.

Amir Safavi-Naeini, professor assistente de física aplicada e um dos principais envolvidos no estudo, declarou:

“Neste momento, as pessoas estão usando computadores que reconhecem fótons. Queremos usar fônons, o que traz muito mais vantagens.”

E, segundo o site Olhar Digital, completou:

“Nosso dispositivo é um passo importante para a construção de um computador quântico mais eficiente.”

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...