Português   English   Español

Soros retira fundação da Turquia após atrito com Erdogan

Fundação do bilionário Soros suspende atividades na Turquia após acusações de Erdogan.

A Open Society Foundation, organização do bilionário húngaro-americano George Soros, anunciou nesta segunda-feira (26) que vai cessar suas operações na Turquia.

A decisão foi tomada após o líder do regime islâmico Recep Tayyip Erdogan acusar Soros de tentar “dividir e destruir nações”.

A fundação disse ter sido alvo de “acusações infundadas” na mídia turca, o que impossibilitou a continuação de seu trabalho.

A organização de Soros também enfrenta uma investigação do Ministério do Interior sobre uma possível ligação com os protestos no Parque Gezi, em Istambul, em 2013.

O magnata é conhecido por utilizar seu exército de organizações não-governamentais para fomentar protestos em nações mundo afora.

Em um discurso na semana passada, Erdogan ligou Soros aos 13 detidos por “tentar derrubar o governo por meio de protestos em massa”:

A pessoa que financiou terroristas durante os incidentes de Gezi já está na prisão. E quem está por trás dele? O famoso judeu húngaro Soros. Este é um homem que designa pessoas para dividir nações e destruí-las. Ele tem muito dinheiro e passa assim.

 

Adaptado da fonte Globo

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter