STF, OAB e velha imprensa unidos no ‘combate a fake news’

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Toffoli disse que o “objetivo” do painel é “alertar os leitores e os internautas sobre os perigos do compartilhamento de informações duvidosas”.

Em parceria com veículos da velha imprensa, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e entidades de classes de magistrados, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou que em junho será lançado um painel de checagem de informações e combate a fake news.

Durante evento nesta sexta-feira (24), Toffoli declarou:

“Estaremos trabalhando com o objetivo de alertar os leitores e os internautas sobre os perigos do compartilhamento de informações duvidosas, além de orientar sobre como checar a veracidade das notícias que recebem.”

E, segundo a Folha, acrescentou:

“Iniciativas como essa são necessárias tendo em vista que a Justiça brasileira tem lidado diariamente com temas sensíveis e que podem afetar a vida dos cidadãos, se o teor de suas decisões for distorcido.”

Ricardo Lewandowski, outro ministro do STF, comentou sobre o papel que a imprensa pode desempenhar nesse cenário:

“A imprensa precisa decidir se quer ter o papel de induzir o comportamento dos seus eleitores, segundo algum tipo de viés político e ideológico, ou aprofundar aquele seu papel fundamental que é exatamente o de informar com clareza e com limpidez. Este me parece que é o grande papel histórico da imprensa neste momento.”

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.