- PUBLICIDADE -

Suécia consegue armazenar energia em cimento

Suécia consegue armazenar energia em cimento
- PUBLICIDADE -

Para reter energia, cientistas suecos utilizaram uma mistura feita à base de cimento.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Chalmers de Tecnologia, na Suécia, descobriu uma forma de armazenar energia em cimento. 

Para reter energia, os cientistas suecos utilizaram uma mistura feita à base de cimento com pequenas quantidades de fibra de carbono para aumentar a condutividade. 

Nesse composto, os pesquisadores adicionaram uma malha de fibra de carbono revestida de metal, com ferro para o ânodo e níquel para o cátodo.

O novo conceito poderá transformar prédios inteiros em enormes baterias de concreto — o que seria algo revolucionário.

Conceito das baterias de concreto | Foto: Reprodução/Chalmers University

A professora Emma Zhang comentou:

“Os resultados de estudos anteriores que investigavam a tecnologia de bateria de concreto mostraram um desempenho muito baixo, então percebemos que tínhamos que pensar fora da caixa para encontrar outra maneira de produzir o eletrodo.”

Como são recarregáveis, estas baterias de cimento poderiam ser utilizadas na alimentação de lâmpadas de LED ou para o fornecimento de conexões de internet em áreas remotas. 

Apesar de ser uma solução viável para o armazenamento de energia em grandes quantidades, ainda não sabemos como estender a vida útil destas baterias de concreto nem se elas poderiam ser recicladas a longo prazo.

Zhang acrescentou:

“Como a infraestrutura de concreto geralmente é construída para durar 50 ou até 100 anos, as baterias precisariam ser refinadas para corresponder a todo esse tempo ou serem mais fáceis de trocar e reciclar quando sua vida útil terminar.”

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -