Português   English   Español

Hashtag pedindo voto em cédula de papel viraliza no Twitter

A hashtag #VotoManual é o assunto mais comentado do Twitter brasileiro nesta terça-feira (9).

O domingo (7) de eleições foi marcado por muitos vídeos de eleitores discutindo com mesários sobre problemas na hora do voto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse que o pleito foi alvo de muitas notícias falsas. Antes mesmo das seções eleitorais fecharem as portas, um técnico do TRE de Minas Gerais já havia publicado um vídeo desmentindo uma tentativa de manipulação.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) observou as eleições no Brasil e garantiu que tudo ocorreu de forma segura e transparente, conforme noticiado pela Renova Mídia.

Laura Chinchilla, chefe da missão da OEA, lembrou que a missão acompanhou todas as etapas da votação eletrônica, desde a inseminação e transporte das urnas até o dia de hoje, e que não foram encontrados problemas.

No entanto, nas redes sociais existe um certo anseio por respostas. Muitos eleitores do candidato Jair Bolsonaro (PSL) ainda não entenderam porque circularam tantos vídeos de eleitores reclamando de problemas no momento de votar para presidente.

Em Curitiba, uma seção foi interditada por um eleitor alegando este tipo de problema. Segundo informações da Massa News, a Promotora Eleitoral confirmou que outras pessoas também denunciaram problemas semelhantes.

Ao fazer um pronunciamento na internet após a definição do segundo turno, o próprio Jair Bolsonaro alertou para as “inúmeras reclamações” que ouviu sobre funcionamento de urnas.

Bolsonaro, contudo, não disse que irá questionar o resultado do pleito. Afirmou que vai “exigir soluções” do TSE, segundo informações da Folha.

Na manhã desta terça-feira (9), duas tags em apoio ao voto em cédula de papel ficaram entre os tópicos mais comentados do Twitter brasileiro.

No momento de produção desta matéria, às 12:15, a tag #VotoManual é o termo mais compartilhado na rede social em âmbito nacional.

Confira algumas das mensagens circulando por lá:

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter