A hashtag #VotoManual é o assunto mais comentado do Twitter brasileiro nesta terça-feira (9).
O domingo (7) de eleições foi marcado por muitos vídeos de eleitores discutindo com mesários sobre problemas na hora do voto.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse que o pleito foi alvo de muitas notícias falsas. Antes mesmo das seções eleitorais fecharem as portas, um técnico do TRE de Minas Gerais já havia publicado um vídeo desmentindo uma tentativa de manipulação.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) observou as eleições no Brasil e garantiu que tudo ocorreu de forma segura e transparente, conforme noticiado pela Renova Mídia.
Laura Chinchilla, chefe da missão da OEA, lembrou que a missão acompanhou todas as etapas da votação eletrônica, desde a inseminação e transporte das urnas até o dia de hoje, e que não foram encontrados problemas.
“Não encontramos até o momento nenhum aspecto que gere suspeita sobre a possibilidade de vulnerabilidade do sistema eletrônico de votação”, disse a líder da missão da OEA sobre as eleições do #Brasil.https://t.co/EIzZMdvCHd
— RENOVA (@RenovaMidia) October 8, 2018
No entanto, nas redes sociais existe um certo anseio por respostas. Muitos eleitores do candidato Jair Bolsonaro (PSL) ainda não entenderam porque circularam tantos vídeos de eleitores reclamando de problemas no momento de votar para presidente.
Em Curitiba, uma seção foi interditada por um eleitor alegando este tipo de problema. Segundo informações da Massa News, a Promotora Eleitoral confirmou que outras pessoas também denunciaram problemas semelhantes.
Eleitor de #Curitiba diz que não conseguiu confirmar o voto para presidente e a urna simplesmente encerrou a votação.
Promotora eleitoral foi chamada e constatou que pelo menos 70 pessoas tiveram o mesmo problema com a mesma urna.#Eleições2018https://t.co/n5Hu3wZOiC
— RENOVA (@RenovaMidia) October 7, 2018
Ao fazer um pronunciamento na internet após a definição do segundo turno, o próprio Jair Bolsonaro alertou para as “inúmeras reclamações” que ouviu sobre funcionamento de urnas.
Bolsonaro, contudo, não disse que irá questionar o resultado do pleito. Afirmou que vai “exigir soluções” do TSE, segundo informações da Folha.
Na manhã desta terça-feira (9), duas tags em apoio ao voto em cédula de papel ficaram entre os tópicos mais comentados do Twitter brasileiro.
No momento de produção desta matéria, às 12:15, a tag #VotoManual é o termo mais compartilhado na rede social em âmbito nacional.
Confira algumas das mensagens circulando por lá:
PESSOAL! A TAG DO #VotoManual ESTÁ EM SEGUNDO LGRA NOS NTRENS O SUBINDO A TAG #VotoEmCedulaDePapel NOA FOI SUGERIDO POR SER MAS EXPLÍCITO, PORTANTO, QUEM PUDER ACELRAR A TAG SUBINDO A TAG #VotoEmCedulaDePapel EU AGRADEÇO,ASS PAI LOBÃO
— Lobão (@lobaoeletrico) October 9, 2018
https://twitter.com/jqteix/status/1049662328730472450
Depois dos relatos de problemas para votar no presidente, o melhor que pode acontecer é voltar a votar em cédula de papel. #VotoEmCedulaDePapel
— RODRIGO MOLLER (@Ro_Moller) October 9, 2018
Se as urnas eletrônicas fossem tão confiáveis,
vocês acham mesmo que Estados Unidos e Europa já não as teriam adotado?
ACORDA PRA VIDA! #VotoManual
— Henrique (@henriolliveira) October 9, 2018