Português   English   Español
Português   English   Español

Taxa básica de juros no menor percentual dos últimos 33 anos

Taxa básica de juros no menor percentual dos últimos 33 anos
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Taxa Selic estava em 6,5% ao ano desde março de 2018, portanto, há 16 meses. Série histórica começou a ser registrada em 1986.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou a Selic, a taxa básica de juros, em 0,50 ponto porcentual, para 6% ao ano, nesta quarta-feira (31). Depois de 16 meses de estabilidade, decisão do Copom foi unânime.

Com a inflação sob controle e a aprovação da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara, a maior parte do mercado financeiro já dava como certa a redução da taxa, que já estava no nível mais baixo da história, registra o jornal Estadão.

Ao deixar o Palácio da Alvorada, na manhã desta quarta, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que estava torcendo pela redução da taxa básica de juros.

“Estou torcendo apenas para que caia a taxa de juros. Cada 1% da taxa Selic são R$ 40 bilhões a mais que a gente gasta por ano. A gente torce, pô. Eu não vou influenciar lá, eu não sou o ‘Dilmo’ de calças compridas”, afirmou ele.

A redução da taxa de juros afeta diretamente aplicações financeiras, como caderneta de poupança e investimentos em renda fixa.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou, também nesta quarta, a redução dos juros no país em 0,25 ponto porcentual, baixando a taxa básica para a faixa entre 2% e 2,25%. É a primeiro corte feito pelo Fed desde a crise de 2008.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!