Português   English   Español

Taxa de mortes violentas no Brasil atinge novo recorde

O Brasil atingiu o maior número de mortes violentas intencionais da sua história em 2017: 63.880 vítimas, o equivalente a 175 por dia, 7 por hora.

A taxa de mortes por 100 mil habitantes atingiu a marca de 30,8.

Os dados foram revelados nesta quinta-feira (9) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em São Paulo.

O critério para a soma de mortes violentas inclui homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, mortes de policiais em confrontos e mortes decorrentes de intervenções policiais.

Segundo o fórum, o conceito é considerado um indicador mais avançado para medir a violência no país em relação somente aos homicídios dolosos, por exemplo, comumente divulgados por estados.

O somatório de mortes violentas é feito desde 2013 —por isso, não é possível comparar com os balanços dos anos anteriores.

Os estados mais violentos, segundo o 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (9), são Rio Grande do Norte, Acre e Ceará. O Rio de Janeiro, por exemplo, sob intervenção federal na segurança pública há seis meses, aparece na 11ª colocação. Já as capitais, são Rio Branco, Fortaleza e Belém. Esses rankings são feitos com base na taxa de mortes violentas.

 

Adaptado das fontes Terra | Folha

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter