Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Taxa Selic: como ela influencia a sua vida?

Último corte do BC renovou o menor patamar histórico para a Selic desde 1999.

REDAÇÃO RENOVA Mídia

REDAÇÃO RENOVA Mídia

Taxa Selic: como ela influencia a sua vida?
COMPARTILHE

A famosa Selic renovou mínima histórica, nesta quarta-feira (5), marcando o nono corte seguido na taxa básica de juros efetuado pelo governo Jair Bolsonaro.

Criada em 1999, a taxa Selic estabelece o compromisso do Brasil em adotar medidas para manter a inflação dentro de uma faixa fixada periodicamente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A taxa é definida e anunciada pelo Comitê de Política Econômica (Copom), um órgão do Banco Central formado pelo seu presidente e por alguns diretores. 

O que é taxa Selic?

A taxa Selic representa os juros básicos da economia do Brasil. 

As movimentações da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas em território brasileiro e interferem na remuneração de investimentos corrigidos por ela.

Para que serve a taxa Selic?

A taxa Selic é um dos elementos centrais da estratégia de política monetária brasileira, que está baseada em um sistema de metas de inflação. 

O objetivo da taxa é assegurar a estabilidade da economia, evitando descontroles de preço como os que o Brasil já viveu em décadas anteriores, que causam a perda do poder de compra da moeda.

Como a Selic influencia a sua vida?

A taxa Selic é a principal ferramenta que o Banco Central possui para controlar o volume de recursos em circulação no país. 

Por isso, quando a economia brasileira está aquecida e os preços começam a subir a ponto de minar a meta de inflação, a Selic é elevada.

A medida oposta é tomada quando a inflação está controlada ou abaixo da meta. Quando há espaço, a Selic diminui, o que estimula o consumo e ajuda a aquecer a economia.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM