Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

TCU quer saber se COAF está analisando finanças de Greenwald

TCU quer saber se COAF está analisando finanças de Greenwald
COMPARTILHE

TCU pede que Guedes envie uma cópia do processo contra Greenwald, caso ele exista, e os fundamentos de uma eventual análise do COAF.

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, responda em 24 horas se o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) está analisando as movimentações financeiras do ativista norte-americano Glenn Greenwald.

O presidente do COAF, Roberto Leal, também foi convocado a prestar depoimento sobre o uso do conselho para monitorar as finanças do editor e cofundador do site panfletário Intercept, que está divulgando material obtido ilegalmente contendo supostas mensagens privadas envolvendo o ministro da Justiça, Sergio Moro, e integrantes da Operação Lava Jato.

A decisão atende a pedido do subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, do Ministério Público de Contas. Segundo Dantas, a possibilidade de o COAF ter sido usado para investigar Greenwald representa “elevado risco institucional”, informa a revista Época.

Na manifestação, o subprocurador afirmou que a possível devassa feita pelo COAF teria o objetivo de, “mediante perseguição e abuso de poder, intimidar o jornalista, que divulgou diversas conversas e trocas de mensagens entre magistrados e procuradores que atuaram na força tarefa da Lava Jato”.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE