Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

TCU vê ilegalidade em distribuição de cloroquina durante pandemia

70 hospitais do Brasil vão testar cloroquina em infectados por coronavírus
COMPARTILHE

Cloroquina é um medicamento usados contra a malária, artrite reumatoide e lúpus.

Benjamin Zymler, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), apontou ilegalidade no uso de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o fornecimento de cloroquina para o tratamento de pacientes com coronavírus.  

Em parecer emitido nesta terça-feira (26), Zymler deu cinco dias para o Ministério da Saúde apresentar explicações. 

O ministro afirmou ainda que o fornecimento do medicamento para tratamento não tem comprovação científica e que o remédio só poderia ser fornecido pelo SUS para uso contra a covid-19 se houvesse autorização da Anvisa ou de autoridades sanitárias estrangeiras. 

A prescrição destes fármacos contra a covid-19 é rejeitada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). 

“Desta feita, como não houve manifestação da Anvisa acerca da possibilidade de se utilizar os medicamentos à base de cloroquina para tratamento da covid-19 e tampouco dos órgãos internacionais antes mencionados, verifica-se não haver amparo legal para a utilização de recursos do SUS para o fornecimento desses medicamentos com essa finalidade”, afirmou o ministro do TCU. 

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Carmo
Carmo
1 mês atrás

A palavra de um “ministro” vale mais do que a de muitos médicos que fizeram uso da medicação com sucesso, afinal, “ciência” é somente as narrativas da turma “do lado de lá”.

Mauricio
Mauricio
1 mês atrás

Então é só tratar os infectados de COVID-19 com medicamentos que tenham indicação na bula para esta doença e deixar o povo morrer?Esta pessoa não sabe que tanto a ANVISA, CFM e AMB aprovaram o uso do medicamento off-label para COVID-19? Ou será que sabe?