- PUBLICIDADE -

Tecnologia do Brasil pode melhorar prognóstico de câncer de ovário

Foto: Reprodução/SZE FEI WONG
- PUBLICIDADE -

Tecnologia brasileira inovadora pode melhorar prognóstico de câncer de ovário.

Um grupo de pesquisadores desenvolveu uma tecnologia que pode trazer melhorias para o tratamento de pacientes diagnosticadas com câncer de ovário.

Os cientistas criaram um exame molecular que auxilia, por meio de pistas genéticas, as respostas sobre o prognóstico da temida doença.

Os responsáveis pela descoberta fazem parte das seguintes instituições de ensino no Brasil:

  • Fundação Exequiel Dias (Funed), de Minas Gerais;
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao extraírem do tumor amostras de RNA, os pesquisadores conseguiram identificar se há um risco de reincidência do câncer de ovário e se a paciente pode ter benefício do tratamento quimioterápico padrão. 

A tecnologia também permite avaliar quais pacientes têm melhores ou piores chances de responder ao tratamento, além de identificar se o tumor é primário, fruto de metástase ou recidiva (chances de o tumor voltar).

Luciana Maria Silva, coordenadora da pesquisa, comentou:

“A análise prognóstica, que é uma avaliação baseada no diagnóstico, no resultado ou na indicação de uma possível doença, permitirá, por meio do exame que desenvolvemos, informar ao médico a chance de determinada paciente responder ou não ao tratamento quimioterápico ou quais as chances do tumor voltar.”

De acordo com o portal Olhar Digital, a tecnologia inovadora já passou por todas as fases de desenvolvimento de produto, tendo atingido o nível máximo, e hoje está em fase operacional já disponível:

“As próximas fases para chegar aos pacientes incluem conseguirmos investimento que possam subsidiar o exame, chamado OvarianTag®, para ser aplicado à população.”

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -