A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) acaba de lançar um tesouro de imagens cósmicas.
Na última sexta-feira (11), a agência espacial divulgou mais de 50 novas imagens capturadas pelo lendário telescópio Hubble.
Até agora, a NASA não havia processado totalmente estas imagens ricas em detalhes para lançamento público.
As imagens incluem estrelas explodidas, aglomerados extremamente densos de estrelas, galáxias vivas e singulares e muito mais.
A divulgação das imagens celebra os 30 anos do famoso telescópio Hubble.
“O Hubble está hoje, com 30 anos, ainda melhor do que quando foi lançado e continua a fazer descobertas inovadoras que desafiam e avançam nossa compreensão fundamental do cosmos”, escreveu a NASA.
As imagens abaixo são conhecidas como “Objetos do Catálogo Caldwell”, que são corpos celestes que também podem ser vistos por telescópios (com menos detalhes, é claro) por astrônomos amadores.

De acordo com a NASA:
“Caldwell 29, também conhecido como NGC 5005, é uma galáxia espiral que provavelmente abriga um buraco negro supermassivo em seu coração.”

De acordo com a NASA:
“Galáxias lenticulares como Caldwell 53 (NGC 3115) são intermediárias entre as galáxias espirais e elípticas. Esta galáxia, como a maioria de seu tipo, hospeda uma população estelar idosa e usou quase todo o seu material de formação de estrelas.”

De acordo com a NASA:
“Caldwell 82 (ou NGC 6193), hospeda cerca de 30 estrelas. Inclui duas estrelas do tipo O, as mais massivas e luminosas conhecidas. Estrelas do tipo O são muito raras e muito quentes. Apenas cerca de 1 em cada 3 milhões de estrelas em nossa vizinhança estelar é uma estrela do tipo O.”

De acordo com a NASA:
“Esta imagem impressionante é de uma pequena região na borda da Nebulosa Coalsack, ou Caldwell 99. Caldwell 99 é uma nebulosa escura – uma nuvem densa de poeira interestelar que bloqueia completamente os comprimentos de onda visíveis de luz dos objetos atrás dela.”

De acordo com a NASA:
“Esta imagem apresenta o aglomerado estelar globular quase esférico Caldwell 84. É uma composição de observações feitas em luz visível e ultravioleta por dois dos instrumentos científicos do Hubble, a Advanced Camera for Surveys e a Wide Field Camera 3.”