Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Temperatura corporal média dos seres humanos está caindo

REDAÇÃO RENOVA Mídia

REDAÇÃO RENOVA Mídia

Temperatura corporal média dos seres humanos está caindo
COMPARTILHE

Estudos anteriores já haviam encontrado uma possível redução na nossa temperatura média.

Em 1851, o médico Carl Reinhold August Wunderlich, da Alemanha, mediu a temperatura das axilas de mais de 25 mil pessoas, chegando ao valor médio de 37ºC.

Durante séculos esta foi a temperatura considerada normal para os seres humanos, agora, um novo estudo indica que este valor está decaindo desde a Revolução Industrial.

Uma equipe de cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, argumenta que a temperatura de 37º C está desatualizada, e que estamos ficando com corpos mais frios.

Em uma pesquisa publicada na revista eLife, os pesquisadores analisaram três bases de dados de períodos distintos: uma de soldados da Guerra Civil norte-americana (1861 a 1865), uma da década de 1970 e outra dos anos 2000 e 2010. 

Ao todo, foram 677.423 amostras de pessoas diferentes — e de épocas distintas.

A comparação entre as medições revelou que os homens atuais têm uma temperatura média 0,59º C menor do que a dos que nasceram na primeira metade do século 19. 

As mulheres também estão mais frias: -0,23º C, em média. 

Em vez de 37º C, a nova temperatura padrão é de 36,62º C para homens. Já para as mulheres, o valor é ligeiramente maior, ressalta a revista Super Interessante.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram