Português   English   Español
Português   English   Español

Tereza Cristina lidera comitiva ao oriente para promover exportações

Tereza Cristina lidera comitiva ao oriente para promover exportações
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A viagem da ministra ao continente asiático terá 16 dias, começando na segunda-feira (6).

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, vai liderar uma comitiva de 98 pessoas em viagem a quatro países do oriente: Japão, China, Vietnã e Indonésia.

As visitas aos países asiáticos ocorrem em momento de riscos e oportunidades comerciais. O Brasil acompanha com atenção os desdobramentos de acordo comercial entre os Estados Unidos e a China, que pode aquecer a economia global e a demanda por alimentos.

Segundo dados do Ministério da Economia (Comex Vis), o Brasil mantém com os quatro parceiros comerciais uma pauta de exportação concentrada em produtos básicos:

  • Soja triturada (China e Vietnã);
  • Trigo em grãos (Indonésia);
  • Carne de frango (Japão);
  • Algodão (Indonésia e Vietnã);
  • Café (Japão);
  • Farelo e resíduos de óleo de soja (Indonésia).

Segundo o Metrópoles, Tereza Cristina tem como expectativa de viagem conversar com autoridades sanitárias da China sobre a habilitação de novos frigoríficos e fabricantes para exportação de carne suína, bovina, asinina (de burro) e de aves.

Ainda de acordo com o ministério, o Brasil tem 79 plantas de fornecedores com perspectiva de serem habilitadas para exportar para a China.

Outra possibilidade da viagem é estimular empresários da China e do Japão quanto à possibilidade de investimento em obras de infraestrutura e logística para escoamento da produção agropecuária no Brasil.

“Somos competitivos da porteira para dentro”, disse Tereza Cristina, que não vai levar nenhum projeto específico aos países orientais.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...