Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Toffoli diz que mundo passa por momento de ‘ataque às instituições’

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Toffoli diz que mundo passa por momento de ‘ataque às instituições’

Segundo o ministro, os “nacionalismos, os preconceitos, os rancores e o medo que leva ao ódio” passaram a fazer parte da sociedade.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse nesta terça-feira (7) que o mundo passa por um momento de “ataque às instituições”.

Toffoli ressaltou que o Judiciário não pode querer ser “maior que a sociedade” e defendeu a criação de grupo de trabalho, no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para discutir o uso de redes sociais, negando que a medida represente “censura” ou “mordaça”.

Ao discursar em seminário sobre direito e democracia da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), em Brasília, Toffoli declarou:

“Nós vivemos um momento, o que não é uma especificidade do Brasil. É um momento mundial de ataque às instituições. De tentativa de desmontar aquilo que foi criado no pós-Segunda Guerra: o valor da universalidade, o valor da pluralidade e o valor da democracia como algo que é o caminho a seguir para se fazer uma sociedade melhor.”

O magistrado acrescentou:

“Nós estamos vivendo um momento em que os nacionalismos, os preconceitos, os rancores e o medo que leva o ao ódio passa a integrar a sociedade.”

E, segundo o Estadão, completou:

“Nós temos que ter muito cuidado com as tentativas de excessos que são cometidos, às vezes dentro das nossas próprias instituições, exatamente porque ali está o ovo da serpente da criação de uma desestabilização institucional que na verdade quer implementar o medo e a partir do medo criar o ódio, e a partir do ódio desestruturar os tecidos sociais necessários para a o desenvolvimento de um país, para o desenvolvimento da nação e para o desenvolvimento do próprio globo.”

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email