Português   English   Español
Português   English   Español

Toffoli diz que mundo passa por momento de ‘ataque às instituições’

Toffoli diz que mundo passa por momento de ‘ataque às instituições’
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Segundo o ministro, os “nacionalismos, os preconceitos, os rancores e o medo que leva ao ódio” passaram a fazer parte da sociedade.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse nesta terça-feira (7) que o mundo passa por um momento de “ataque às instituições”.

Toffoli ressaltou que o Judiciário não pode querer ser “maior que a sociedade” e defendeu a criação de grupo de trabalho, no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para discutir o uso de redes sociais, negando que a medida represente “censura” ou “mordaça”.

Ao discursar em seminário sobre direito e democracia da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), em Brasília, Toffoli declarou:

“Nós vivemos um momento, o que não é uma especificidade do Brasil. É um momento mundial de ataque às instituições. De tentativa de desmontar aquilo que foi criado no pós-Segunda Guerra: o valor da universalidade, o valor da pluralidade e o valor da democracia como algo que é o caminho a seguir para se fazer uma sociedade melhor.”

O magistrado acrescentou:

“Nós estamos vivendo um momento em que os nacionalismos, os preconceitos, os rancores e o medo que leva o ao ódio passa a integrar a sociedade.”

E, segundo o Estadão, completou:

“Nós temos que ter muito cuidado com as tentativas de excessos que são cometidos, às vezes dentro das nossas próprias instituições, exatamente porque ali está o ovo da serpente da criação de uma desestabilização institucional que na verdade quer implementar o medo e a partir do medo criar o ódio, e a partir do ódio desestruturar os tecidos sociais necessários para a o desenvolvimento de um país, para o desenvolvimento da nação e para o desenvolvimento do próprio globo.”

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...