Traficantes impedem vacinação contra sarampo em Manaus

Uma equipe de saúde da Prefeitura de Manaus, responsável pela vacinação contra o sarampo, foi impedida por traficantes de entrar em um bairro da capital do Amazonas.

Bandidos que controlam o bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, impediram a equipe de vacinação de continuar as atividades na noite de quarta-feira (18).

A região da ocorrência tem a maior incidência da doença na capital do Amazonas e recebia ação de casa em casa.

O surto de sarampo que já atinge vários estados do Brasil. Segundo as últimas informações do Ministério da Saúde, cerca de 677 casos da doença foram detectados, todos importados da Venezuela.

Segundo informações da prefeitura reproduzidas pelo UOL:

O caso ocorreu por volta das 19h, enquanto uma equipe de TV registrava o atendimento no bairro. A ação foi encerrada uma hora mais cedo em função do fechamento das ruas por traficantes locais. Em nota, o prefeito Arthur Virgílio (PSDB) pediu apoio do governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), e prometeu ir pessoalmente ao local nesta quinta-feira (19) para a continuidade das ações.

“Eu faço um apelo muito encarecido ao governador do Estado, que entre com tudo que possa ter de força policial, porque nós não podemos deixar nunca que o Amazonas vire propriedade de traficantes. O Amazonas é propriedade dos amazonenses. E portanto, eu estarei com as equipes da Saúde na rua a partir de amanhã”, disse o prefeito nesta quarta-feira, em nota.

Horas mais tarde, a polícia iniciou uma operação no bairro, conforme publicado no portal G1:

A polícia iniciou uma operação no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, na manhã desta quinta-feira (19).

A operação iniciou com barreiras nas ruas. Motoristas são abordados e veículos vistoriados. A ação envolve policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), grupo Fera, Força Tática, Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Comando de Operações Especiais (COE) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran).

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia