Português   English   Español

A trajetória política do presidente eleito Jair Bolsonaro

A trajetória política do presidente Jair Bolsonaro

Jair Messias Bolsonaro nasceu em Campinas, no estado de São Paulo, no dia 21 de março de 1955.

Ele é filho de Percy Geraldo Bolsonaro, que trabalhava como dentista mesmo sem diploma e morreu em 1995, e Olinda Bonturi Bolsonaro, dona de casa de 89 anos. Tem cinco irmãos.

Bolsonaro cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e em seguida a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende (RJ), formando-se em 1977.

Bolsonaro com colegas na época em que estava no exército

Por três anos, de 1979 a 1981, serviu ao Exército em Nioaque, no Mato Grosso do Sul.

Ele também fez o curso de paraquedismo militar na Brigada Praquedista do Rio de Janeiro. Em 1983 formou-se em educação física na Escola de Educação Física do Exército, e tornou-se mestre em saltos pela Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro.

Em 1989, ele entrou para a reserva do Exército com a patente de capitão, optando por ingressar na vida política.

Cargos políticos de Bolsonaro

A primeira vitória eleitoral de Jair Bolsonaro foi para o cargo de vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo PDC (Partido Democrata Cristão), em novembro de 1988.

Empossado em janeiro seguinte, cumpriu pouco tempo de mandato, uma vez que em outubro de 1990 foi eleito deputado federal, na mesma legenda. Bolsonaro ficaria na Câmara dos Deputados até se tornar Presidente da República neste domingo (28).

Em 29 de setembro de 1992, foi um dos 441 deputados que votaram a favor da abertura de processo de impeachment do presidente da República, Fernando Collor de Melo, acusado de crime de responsabilidade.

Deputado federal Jair Bolsonaro em 1992

Usando sua condição de militar da reserva e com discurso conservador permaneceu na Câmara por mais outras seis legislaturas: de 1995 a 2018. Na eleição mais recente, em 2014, foi o candidato mais votado do Rio, com mais de 464 mil votos.

Em 27 anos como deputado federal, Bolsonaro foi autor de 162 projetos de lei, segundo o portal da Câmara.

Em 7 de março de 2018, Bolsonaro se filiou ao PSL com o objetivo de disputar a Presidência da República. Quase oito meses depois, Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil neste domingo (28), conforme noticiou a Renova Mídia.

Fontes: [1] [2]

Deixe seu comentário

Veja também...