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Transporte de cargas por navegação tem aumento no Brasil

Governo vai apresentar projeto para estimular a cabotagem
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O aumento foi verificado nas instalações portuárias outorgadas pelo governo federal.

A utilização da navegação para o transporte de cargas no Brasil registrou uma elevação considerável no ano de 2019, em relação a 2018

A produção desse tipo de transporte é medida em tonelada por quilômetro útil (TKU).

Nos últimos anos, este tipo de navegação cresceu 20,7% quando feita em rios, lagos, lagoas e canais do Brasil, na chamada navegação interior. 

Já a navegação marítima entre portos e deles para hidrovias da navegação interior — modalidade conhecida como cabotagem — subiu 6% no período em questão. 

As informações estão presentes no relatório “Raio-x do Transporte de Cargas na Cabotagem e Navegação Interior no Brasil por meio de Estudos Simplificados”, que foi produzido pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). 

O secretário de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, comentou:

“Os dados só comprovam a vocação marítima do Brasil e seu potencial ainda a ser explorado. Mostram, ainda, que estamos no caminho certo nas políticas públicas de incentivo à cabotagem, como o projeto BR do Mar, e o direcionamento de recursos do orçamento a projetos hidroviários, vias auxiliares que integram o país e contribuem para a eficiência logística.”

O estudo analisou a movimentação de cargas em 2019 nos corredores hidroviários dos rios Solimões-Amazonas, Madeira, Tocantins-Araguaia, Paraguai, Paraná-Tietê e Hidrovia do Sul, e nas principais rotas ao longo da costa, a fim de ampliar o conhecimento do transporte aquaviário de cargas e acompanhar sua evolução.

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