Um tribunal sul-coreano emitiu, nesta quinta-feira (22), um mandado de prisão para o ex-presidente Lee Myung-bak, devido a acusações de que o político aceitou suborno enquanto estava no poder, no mais recente escândalo de corrupção a abalar a Coreia do Sul.
Lee foi interrogado por procuradores no início deste mês sobre as quase 20 acusações que enfrenta, incluindo suspeita de que teria aceitado ilegalmente 11 bilhões de wons (10,28 milhões de dólares) de diversas pessoas e instituições, incluindo o Serviço Nacional de Inteligência do país e o grupo Samsung.
O ex-presidente nega todas as acusações.
Um juiz da Coreia do Sul emitiu o pedido de prisão, dizendo que Lee pode destruir evidências.
Lee Myung-bak entra para o seleto grupo de ex-presidentes enfrentando problemas com a justiça sul-coreana. Park Geun-hye está presa há quase um ano por diversos crimes cometidos durante o mandato presidencial.
A ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, de 66 anos, está presa há quase um ano. Ela foi acusada de corrupção, suborno, abuso de poder e vazamento de segredos de Estado.https://t.co/FGswKTeTEr
— RENOVA (@RenovaMidia) February 27, 2018
Com informações de: [Reuters]