Português   English   Español

Trump acusa China e União Europeia de manipular moedas e juros

trump-ue-china

O presidente Donald Trump acusou União Europeia e China de manipular moedas e juros com objetivo de tirar a “vantagem competitiva” dos Estados Unidos.

Donald Trump fez a denúncia nesta sexta-feira (20) através do seu perfil pessoal no Twitter.

China, União Europeia e outros estão manipulando para baixo suas moedas e as taxas de juros, enquanto os Estados Unidos estão aumentando as taxas e o dólar se fortalece mais e mais a cada dia, tirando nossa vantagem competitiva. Como de costume, não há igualdade de condições.

E acrescentou:

Os Estados Unidos não devem ser penalizados porque estamos indo muito bem. Os EUA devem ter permissão para recuperar o que foi perdido devido à manipulação ilegal de moeda e acordos comerciais ruins. Dívida vencendo e estamos aumentando as taxas – Sério?

De acordo com informações do Valor:

Hoje, a China definiu a paridade do yuan no patamar mínimo em um ano em relação ao dólar, seguindo a queda registrada pela moeda chinesa na quinta-feira. O PBoC (banco central chinês) definiu a taxa de referência do dólar a 6,7671 yuans em comparação com 6,7066 do dia anterior, uma desvalorização de 0,9%. Esta também foi a maior queda percentual diária em dois anos.

Embora não seja possível afirmar que o enfraquecimento da moeda chinesa é intencional, o fato é que isso torna as exportações do país asiático menos caras para os investidores estrangeiros, o que não deixa de ser uma resposta às novas ameaças de taxação por Trump de todas as exportações chinesas para os EUA.

Em entrevista ao canal CNBC nesta sexta, Donald Trump disse estar disposto a impor tarifas sobre os US$ 500 bilhões em produtos importados da China, ameaçando escalar o atual confronto comercial com Pequim.

 

Deixe seu comentário

Veja também...