Português   English   Español

Trump ameaça cortar ajuda financeira a Guatemala, Honduras e El Salvador

Trump ameaça cortar ajuda financeira a Guatemala, Honduras e El Salvador

Cerca de 5 mil guatemaltecos, hondurenhos e salvadorenhos se juntaram em uma caravana com destino aos EUA. Para Trump, países não foram capazes de controlar saída de migrantes.

O presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu cortar ou reduzir “substancialmente” a ajuda a Honduras, Guatemala e El Salvador, devido à crescente caravana de milhares de migrantes que se originou em Honduras e agora segue em direção à fronteira entre os Estados Unidos e o México.

“Guatemala, Honduras e El Salvador não foram capazes de impedir as pessoas de deixarem seus países e virem ilegalmente para os EUA”, disse Trump via Twitter nesta segunda-feira (22). “Vamos agora começar a cortar, ou reduzir substancialmente, a enorme ajuda externa que lhes é dada rotineiramente”.

Não ficou imediatamente claro a que pagamentos Trump estava se referindo ou até que ponto ele poderia agir sem a aprovação do Congresso.

Trump também expressou sua frustração com os militares e policiais do México, dizendo que eles parecem “incapazes de parar a caravana” e que enviaria militares para fechar a fronteira com o México para o que ele classificou de emergência nacional.

‘A polícia e as forças armadas mexicanas são incapazes de impedir a caravana de ir para a fronteira sul dos Estados Unidos. Criminosos e desconhecidos do Oriente Médio estão misturados [com o grupo]. Eu tenho alertado a patrulha de fronteiras e militares de que se trata de uma emergência nacional. Deve-se mudar as leis!’, tuitou o presidente americano.

 

Adaptado da fonte Gazeta do Povo

Deixe seu comentário

Veja também...