O governo dos Estados Unidos prepara-se para retirar todas as suas tropas da Síria.
Há um bom tempo Donald Trump vem prometendo concluir a campanha contra o Estado Islâmico na Síria. Ele também costuma questionar o valor de missões militares dispendiosas e perigosas mundo afora.
Apesar da informação sobre a retirada das tropas dos Estados Unidos do país do Oriente Médio ainda não ter sido confirmada pela Casa Branca, o presidente deu a entender que seguirá este caminho muito em breve.
Em mensagem pelo Twitter na manhã desta quarta-feira (19), Trump escreveu:
We have defeated ISIS in Syria, my only reason for being there during the Trump Presidency.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 19, 2018
Nós derrotamos o ISIS [Estado Islâmico] na Síria, minha única razão para estar lá durante a Presidência Trump.
A provável decisão da Casa Branca acontece quando as tensões aumentaram drasticamente com a Turquia, aliada da Otan, que prometeu lançar uma ofensiva militar contra forças curdas parceiras dos EUA na Síria.
Ancara considera estes combatentes como parte de um grupo terrorista curdo, conforme noticiou a Renova.
O líder do regime islâmico da #Turquia disse que está determinado a "se livrar" das milícias curdas que atuam no norte da #Síria, se o seu protetor, os #EUA, não as forçarem a recuar.https://t.co/tKij92pIlJ
— RENOVA (@RenovaMidia) December 17, 2018