Trump promete melhorar situação para agricultores americanos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontrou tempo nesta quarta-feira (11), mesmo durante sua presença na cúpula da Otan, para prometer que vai lutar por melhores condições no comércio internacional aos agricultores americanos, especialmente aos produtores de soja.

O presidente americano Donald Trump declarou:

Estou em Bruxelas, mas sempre pensando em nossos agricultores. A soja caiu 50% de 2012 até a minha eleição. Os agricultores têm feito pouco por 15 anos. As barreiras comerciais e tarifas de outros países estão destruindo seus negócios. Vou abrir as coisas, melhor do que nunca, mas isso não pode ir rápido demais. Estou lutando por um campo de jogo nivelado aos nossos agricultores, e vou vencer.

A produção de soja dos Estados Unidos foi um dos setores afetados pela guerra comercial iniciada por Trump, já que a China, maior importador mundial do produto, aumentou as tarifas de importação à soja americana.

Na terça-feira (10), o escritório do representante comercial americano (USTR) também anunciou uma lista para impor tarifas sobre mais US$ 200 bilhões em importações de produtos da China, que prometeu retaliar de algum jeito, o que preocupa os produtores americanos de soja.

Com informações do Valor Econômico
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia