EUA estão “turbinando” uma iniciativa para reduzir a dependência global das cadeias industriais de fornecimento da China.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, que tem intensificado as críticas à China em meio à pandemia de coronavírus, prometeu trazer a manufatura de volta do exterior.
A destruição econômica causada pelo vírus e o enorme número de mortes nos EUA estão impulsionando ainda mais o governo a levar a dependência da cadeia de produção e suprimentos para longe de Pequim.
Keith Krach, subsecretário de Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente dos EUA, declarou:
“Temos trabalhado em [reduzir a dependência de nossas cadeias de suprimentos da China] nos últimos anos, mas agora estamos turbinando essa iniciativa.”
O Departamento de Comércio, de Estado e outras agências dos EUA estão procurando maneiras de pressionar as empresas a mudarem o fornecimento e a manufatura para fora da China.
Incentivos fiscais e possíveis subsídios à reforma estão entre as medidas consideradas para estimular mudanças, disseram autoridades e ex-autoridades norte-americanas à agência Reuters.