O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta quinta-feira (1º), a formação de uma parceria com sete agências de checagem que trabalharão na identificação de fake news nas eleições municipais de 2020.
De acordo com a parceria, as agências e integrantes do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) trabalharão em contato permanente.
Segundo a Justiça Eleitoral, o objetivo da parceria é “encontrar, da forma mais ágil possível, respostas verdadeiras e precisas”.
O resultado das verificações será publicado no site “Fato ou Boato”, que, até o segundo turno, em 29 de novembro, poderá ser acessado pelo celular sem consumo do pacote de dados.
As agências parceiras da iniciativa são: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o objetivo da iniciativa é responder as fake news com informações fidedignas e “inundar o mercado de ideias com notícias verdadeiras”, destaca a Agência Brasil.