TSE manda remover site ligado a Alckmin por ação contra Bolsonaro

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta quarta-feira (27) a remoção de site vinculado à página do pré-candidato tucano Geraldo Alckmin no Facebook por propaganda eleitoral antecipada negativa contra Jair Bolsonaro.

A ação foi apresentada pelo advogado Tiago Ayres em nome do PSL e do próprio Bolsonaro contra Alckmin, o Google Brasil e a provedora Godaddy Serviços Online do Brasil.

Segundo o processo, ao tentar publicar qualquer comentário que contenha o nome de Jair Messias Bolsonaro (ou algum de seus apelidos) no perfil oficial do pré-candidato Geraldo Alckmin no Facebook, o usuário recebe uma notificação inbox com o seguinte conteúdo:

“Hm, acho que você deixou um comentário em favor da campanha do Bolsonaro em nossa página, não é mesmo? Nós da equipe #GA queremos te fazer uma proposta. Topa fazer uma pesquisa no Google? É só clicar no link: https://bit.ly/2Hx2kbu”.

Ao clicar no link, o internauta é enviado para uma página de pesquisa no Google com o termo “motivos para votar em Bolsonaro”:

O primeiro resultado da pesquisa é o domínio “www.motivosparavotarembolsonaro.org”. A página contém a mensagem abaixo:

O usuário então é convidado a clicar novamente em um link camuflado pelos dizeres “Procurando motivos para não votar?”.

Clicando nesta segunda frase, o internauta é redirecionado a uma lista de notícias falsas elaboradas contra o pré-candidato do PSL à Presidência Jair Bolsonaro.

PSL e Bolsonaro afirmam que a estratégia configura propaganda eleitoral antecipada. Segundo os advogados, o envio de tal link buscaria “dissuadir o eleitor com argumentos alegadamente inverídicos, difamatórios e injuriosos”.

O ministro do TSE, Sérgio Banhos, considerou que houve pedido explícito de voto, o que desrespeita a legislação eleitoral.

O magistrado deu 48h à Goodady, representante no Brasil da provedora que hospeda o domínio “www.motivosparavotarembolsonaro.org”, para retirar o site do ar.

 

Com informações do Poder 360

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.