- PUBLICIDADE -

TSE manda remover site ligado a Alckmin por ação contra Bolsonaro

- PUBLICIDADE -

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta quarta-feira (27) a remoção de site vinculado à página do pré-candidato tucano Geraldo Alckmin no Facebook por propaganda eleitoral antecipada negativa contra Jair Bolsonaro.

A ação foi apresentada pelo advogado Tiago Ayres em nome do PSL e do próprio Bolsonaro contra Alckmin, o Google Brasil e a provedora Godaddy Serviços Online do Brasil.

Segundo o processo, ao tentar publicar qualquer comentário que contenha o nome de Jair Messias Bolsonaro (ou algum de seus apelidos) no perfil oficial do pré-candidato Geraldo Alckmin no Facebook, o usuário recebe uma notificação inbox com o seguinte conteúdo:

“Hm, acho que você deixou um comentário em favor da campanha do Bolsonaro em nossa página, não é mesmo? Nós da equipe #GA queremos te fazer uma proposta. Topa fazer uma pesquisa no Google? É só clicar no link: https://bit.ly/2Hx2kbu”.

Ao clicar no link, o internauta é enviado para uma página de pesquisa no Google com o termo “motivos para votar em Bolsonaro”:

O primeiro resultado da pesquisa é o domínio “www.motivosparavotarembolsonaro.org”. A página contém a mensagem abaixo:

O usuário então é convidado a clicar novamente em um link camuflado pelos dizeres “Procurando motivos para não votar?”.

Clicando nesta segunda frase, o internauta é redirecionado a uma lista de notícias falsas elaboradas contra o pré-candidato do PSL à Presidência Jair Bolsonaro.

PSL e Bolsonaro afirmam que a estratégia configura propaganda eleitoral antecipada. Segundo os advogados, o envio de tal link buscaria “dissuadir o eleitor com argumentos alegadamente inverídicos, difamatórios e injuriosos”.

O ministro do TSE, Sérgio Banhos, considerou que houve pedido explícito de voto, o que desrespeita a legislação eleitoral.

O magistrado deu 48h à Goodady, representante no Brasil da provedora que hospeda o domínio “www.motivosparavotarembolsonaro.org”, para retirar o site do ar.

 

Com informações do Poder 360
PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -