Português   English   Español

TSE verificou sistema que integra os 27 tribunais regionais eleitorais

TSE verifica sistema que integra os 27 tribunais regionais eleitorais
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) verificou neste sábado (27) o sistema que integra os 27 tribunais regionais eleitorais.


O secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, Giuseppe Janino, garantiu a segurança do processo eleitoral.

De acordo com Janino, há uma sequência de passos que garante a integridade das urnas eletrônicas.

O secretário explica que após o encerramento da votação, cada urna faz a apuração dos votos e imprime o resultado, chamado de boletim de urna. Esse resultado é impresso, distribuído para fiscais e fixado no local de cada votação.

Em seguida, o resultado é gravado em uma mídia digital e “assinado” pelo equipamento por meio de 1 certificado digital. Assim, os dados seguem para 1 ponto de transmissão em rede privativa e, na sequência, para os datacenters dos tribunais regionais eleitorais.

Com as informações no sistema dos tribunais, é feita checagem se os dados foram enviados da urna certa. O sistema também verifica se há algo fora do comum, como eleitores faltosos nas seções eleitorais ou votos em um único candidato.

 

Adaptado da fonte Agência Brasil

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...