- PUBLICIDADE -

Turismo em áreas rurais é uma realidade no Brasil

- PUBLICIDADE -

Programa do governo tenta diversificar a oferta turística brasileira.

Os oito roteiros turísticos que integrarão o projeto “Experiências do Brasil Rural” foram oficializados nesta segunda-feira (24). 

Fruto de uma parceria entre o governo de Jair Bolsonaro e a Universidade Federal Fluminense (UFF),  a iniciativa tem como objetivo principal impulsionar o turismo em áreas rurais do Brasil.

Agora, os oito locais selecionados passarão a contar com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, aponta que a ideia é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo;

“Apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural, o resultado será o fortalecimento dos roteiros, tendo a agricultura familiar como um diferencial. Com isso, também conseguimos diversificar a oferta turística brasileira.”

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, disse que a próxima etapa será o diagnóstico e desenvolvimento do plano de ação para cada um dos roteiros selecionados:

“Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento dos roteiros e experiências. Ao final dos processos de estruturação, a meta é conseguirmos inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos locais que integram o roteiro turístico rural.”

Já o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, afirmou que o turismo rural representa uma ferramenta importante para impulsionar a produção familiar e uma alternativa de renda para o campo:

“Quando o turista chega para conhecer a propriedade rural, muitas vezes adquire produtos artesanais e agropecuários produzidos por agricultores familiares, característicos daquela região, conhecidos como produtos associados ao turismo. Isso gera nova possibilidade de renda para os pequenos produtores e proporciona ao turista experiências de consumo que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente daquela região.”

Abaixo você pode conferir os oito roteiros selecionados para o Projeto Experiências do Brasil Rural: 

– Rota Amazônia Atlântica (PA)

Cadeia produtiva: Frutos da Amazônia 

– Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA)

Cadeia produtiva: Queijo e Frutos da Amazônia 

– Caminhos do Campo (SC)

Cadeia produtiva: Queijo, Vinho e Cerveja 

– Ferradura dos Vinhedos (RS)

Cadeia produtiva: Queijo e Vinho 

– Roteiro Farroupilha Colonial (RS)

Cadeia produtiva: Vinho 

– Agroturismo (ES)

Cadeia produtiva: Queijo, Vinho e Cerveja 

– Rota do Queijo – Terroir Vertentes (MG)

Cadeia produtiva: Queijo 

– Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira (MG)

Cadeia produtiva: Queijo e Cerveja

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -