O líder do regime islâmico da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, de “usar terrorismo de Estado” contra os palestinos.
“Netanyahu, você utiliza o terrorismo de Estado”, disse Recep Erdogan durante um comício em Istambul.
A declaração do líder da Turquia foi uma resposta ao comentário uma recente do político israelense, que acusava Erdogan de “massacrar os curdos” e “ocupar o norte do Chipre” (em alusão à República do Chipre do Norte, só reconhecida pela Turquia).
De acordo com a agência “EFE“, Erdogan acrescentou:
Hoje o primeiro-ministro de Israel nos atacou com calúnias, com declarações infames, porque se preocupa que nós nos posicionemos contra a opressão dos palestinos. Netanyahu nos acusa de ocupar o Chipre. Foi um lapso. Queria dizer que ele ocupa a Palestina.
E completou:
Ao não prestar contas dos seus próprios pecados, dos seus crimes contra a humanidade, dos seus massacres e destruições, não tem direito de acusar ninguém.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, também acusou Benjamin Netanyahu de ser “um assassino de sangue frio dos tempos modernos, responsável pelo massacre de milhares de palestinos inocentes e por bombardear crianças nas praias”.