Português   English   Español

Turquia ameaça ‘se livrar’ de milícias curdas na Síria

Turquia ameaça 'se livrar' de milícias curdas na Síria
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O líder do regime islâmico da Turquia disse nesta segunda-feira (17) que está determinado a “se livrar” das milícias curdas que atuam no norte da Síria, se o seu protetor, os Estados Unidos, não as forçarem a recuar.


Esta nova ameaça de Recep Tayyip Erdogan se dá três dias depois de uma conversa por telefone com o presidente americano, Donald Trump, na qual ambos se comprometeram a cooperar de maneira “mais eficaz” no norte da Síria.

Esta conversa aconteceu depois de Erdogan ter anunciado, na quarta-feira, que vai lançar uma nova operação – “nos próximos dias” – contra as Unidades de Proteção do Povo (YPG) e que atacará suas posições a leste do rio Eufrates, conforme noticiou a Renova.

Estados Unidos apoiam as YPG em sua luta contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI), mas a Turquia considera esta milícia como uma organização “terrorista” ligada ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

“Falei com Trump. Os terroristas têm que deixar o leste do Eufrates e, se não o fizerem, nós nos livraremos deles”, afirmou em um discurso em Konya, cidade no centro da Turquia.

As YPG “são uma fonte de grande preocupação para nós com o seu ‘corredor’ terrorista”, acrescentou.

Adaptado da fonte AFP

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...