Exército turco segue enviando reforços, incluindo tanques, para vários pontos da fronteira com a Síria.
O regime islâmico da Turquia afirmou, nesta terça-feira (8), que está pronto para invadir o território da Síria em operação contra uma região controlada pelos Curdos.
O Ministério turco da Defesa afirmou que uma ofensiva de Ancara contra as Unidades de Proteção do Povo (YPGs) é iminente. “Todos os preparativos para uma operação foram concluídos”, declarou o ministro, informa a agência AFP.
A tensão no nordeste da Síria aumentou depois que o governo dos Estados Unidos anunciou, na noite de domingo (6), que os militares norte-americanos estacionados na zona serão retirados em vista de uma operação turca.
Segundo o jornal turco Hürriyet, uma operação poderá ser lançada nos próximos dias, com o Exército da Turquia aguardando apenas a retirada completa das forças americanas presentes na área.
O regime de Recep Tayyip Erdogan, segundo o periódico turco, planeja controlar uma faixa de território de 120 quilômetros que vai da cidade de Tal Abyad a Ras al-Ain.
Em um momento de fragilidade dos Curdos, o regime sírio de Bashar al-Assad convidou a milícia opositora a retornar “à nação”.
“A Síria é uma e indivisível. Aconselhamos aqueles que se perderam a retornarem à nação. A pátria acolhe todos os seus filhos”, afirmou o vice-ministro sírio das Relações Exteriores, Fayçal Mekdad, como noticiou a RENOVA.