Turquia diz estar pronta para invasão da Síria

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Exército turco segue enviando reforços, incluindo tanques, para vários pontos da fronteira com a Síria.

O regime islâmico da Turquia afirmou, nesta terça-feira (8), que está pronto para invadir o território da Síria em operação contra uma região controlada pelos Curdos.

O Ministério turco da Defesa afirmou que uma ofensiva de Ancara contra as Unidades de Proteção do Povo (YPGs) é iminente. “Todos os preparativos para uma operação foram concluídos”, declarou o ministro, informa a agência AFP.

A tensão no nordeste da Síria aumentou depois que o governo dos Estados Unidos anunciou, na noite de domingo (6), que os militares norte-americanos estacionados na zona serão retirados em vista de uma operação turca.

Segundo o jornal turco Hürriyet, uma operação poderá ser lançada nos próximos dias, com o Exército da Turquia aguardando apenas a retirada completa das forças americanas presentes na área.

O regime de Recep Tayyip Erdogan, segundo o periódico turco, planeja controlar uma faixa de território de 120 quilômetros que vai da cidade de Tal Abyad a Ras al-Ain.

Em um momento de fragilidade dos Curdos, o regime sírio de Bashar al-Assad convidou a milícia opositora a retornar “à nação”.

“A Síria é uma e indivisível. Aconselhamos aqueles que se perderam a retornarem à nação. A pátria acolhe todos os seus filhos”, afirmou o vice-ministro sírio das Relações Exteriores, Fayçal Mekdad, como noticiou a RENOVA.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.