Turquia diz estar pronta para invasão da Síria

Turquia diz estar pronta para invasão da Síria
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Exército turco segue enviando reforços, incluindo tanques, para vários pontos da fronteira com a Síria.

O regime islâmico da Turquia afirmou, nesta terça-feira (8), que está pronto para invadir o território da Síria em operação contra uma região controlada pelos Curdos.

O Ministério turco da Defesa afirmou que uma ofensiva de Ancara contra as Unidades de Proteção do Povo (YPGs) é iminente. “Todos os preparativos para uma operação foram concluídos”, declarou o ministro, informa a agência AFP.

A tensão no nordeste da Síria aumentou depois que o governo dos Estados Unidos anunciou, na noite de domingo (6), que os militares norte-americanos estacionados na zona serão retirados em vista de uma operação turca.

Segundo o jornal turco Hürriyet, uma operação poderá ser lançada nos próximos dias, com o Exército da Turquia aguardando apenas a retirada completa das forças americanas presentes na área.

O regime de Recep Tayyip Erdogan, segundo o periódico turco, planeja controlar uma faixa de território de 120 quilômetros que vai da cidade de Tal Abyad a Ras al-Ain.

Em um momento de fragilidade dos Curdos, o regime sírio de Bashar al-Assad convidou a milícia opositora a retornar “à nação”.

“A Síria é uma e indivisível. Aconselhamos aqueles que se perderam a retornarem à nação. A pátria acolhe todos os seus filhos”, afirmou o vice-ministro sírio das Relações Exteriores, Fayçal Mekdad, como noticiou a RENOVA.

Compartilhe...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...