Turquia acusa ONU de cooperar com terrorismo

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

O regime islâmico da Turquia acusou nesta terça-feira (20) as Nações Unidas de colaborar com organizações terroristas, em reação a um novo relatório da Organização, que denuncia violações de direitos humanos no país.

O relatório da ONU denuncia que o estado de exceção na Turquia levou a “profundas violações dos direitos humanos” contra centenas de milhares de pessoas, uma acusação que Ancara vê como “inaceitável”.

De acordo com informações do Estado de Minas:

Entre os casos de abusos citados no relatório estão torturas e outros maus-tratos, detenções arbitrárias, privação arbitrária do direito a trabalhar e da liberdade de movimento, ou ainda, as ameaças à liberdade de associação e de expressão, acrescenta o documento. O texto denuncia a “erosão do estado de Direito na Turquia” e pede o fim do estado de urgência.

“Quase 160.000 pessoas detidas durante 18 meses de estado de emergência; 152.000 funcionários demitidos, incluindo muitos de maneira totalmente arbitrária, professores, juízes e advogados demitidos, ou perseguidos; jornalistas detidos, meios de comunicação fechados e sites bloqueados”, afirmou o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, citado em um comunicado.

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia respondeu em comunicado:

Esta pessoa que preside uma instituição internacional cuja importância para todo o mundo é indiscutível deixa a ONU cair em uma situação de cooperação com organizações terroristas.

Ancara se referiu assim, sem identificá-lo pelo nome, ao alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, o jordaniano Zeid Ra’ad al Hussein, e ao relatório publicado hoje por seu escritório.

 

RENOVA Mídia precisa do seu apoio para continuar em funcionamento. Conheça nossa história e faça sua doação (boletou ou cartão) através da plataforma ApoiaSe. Clique AQUI e faça sua parte.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.