O Twitter lhe conhece melhor do que você imagina

Ferramenta de coleção de dados da rede social sabe até os aplicativos do seu celular.

Recentemente o Twitter lançou uma nova ferramenta de coleção de dados. Até aí, nada novo, é esperado de qualquer rede social que ela tenha conhecimento do que é feito dentro dela, mas o Twitter foi além.

No final de 2017 surgiram alguns boatos relacionados a aplicativos que usariam o microfone dos celulares para personalizar anúncios para usuários, como Facebook e Instagram, porém nada ficou comprovado. Agora, como pode ser visto em uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Twitter, fica claro que eles têm acessos a informações mais pessoais para vender seus anúncios.

Quem deu voz à denúncia foi Andrew Torba, CEO do Gab, rede social semelhante ao Twitter, através da hashtag #TwitterLockout. Diversos usuários relataram através dela que descobriram que o Twitter possui uma sessão contendo todos os interesses atribuídos ao usuário e que são usados para personalizar anúncios na rede social.

Além disso, descobriram que o Twitter permite desativar estas opções, mas que é uma ferramenta escondida nas configurações da sua conta, o que pode dificultar a tarefa para os menos atenciosos. Nesta área, é possível ver que o Twitter usa por padrão os seus acessos em outros sites – o que não é incomum – para personalizar anúncios.

Mas, como se isso não fosse o bastante, eles também têm acesso aos aplicativos usados em seus dispositivos, à sua localização e aos sites em que você vê conteúdos do Twitter Web, o que significa que caso o usuário visualize um tweet em uma postagem do Renova, o Twitter tem acesso a isso e pode usar essa informação para vender anúncios para o site. É a prova de que se o produto é grátis, então o produto é você.

Caso o usuário tenha interesse em visualizar as informações que o Twitter tem sobre ele, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse a área de configurações e privacidade;
  2. Clique na penúltima opção: Seus dados do Twitter;
  3. Role para baixo e será possível ver dados como “Aplicativos em seus dispositivos” e “Interesses do Twitter”, além de uma opção que disponibiliza a lista de todos os anunciantes que estão listados como compradores de publicidade na sua conta.

Obs.: Também é possível ver para quais empresas o Twitter vende a pagina de perfil do usuário.

Para desativar a coleta de dados:

  1. Acesse a área de configurações e privacidade;
  2. Clique na opção de “privacidade e segurança”;
  3. Abaixo de “Lista de contatos” existe uma opção chamada “Personalização e Dados”, nela clique em editar;
  4. Será possível escolher quais opções desativar. O recomendado caso queira parar com a coleta de dados excessiva é desativar tudo.

 

Artigo escrito por João Guilherme no projeto #VoluntáriosRENOVA

Faça parte desta iniciativa você também. Queremos ouvir sua voz!

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *