Ucrânia apela à comunidade internacional para fechar o estreito de Bósforo a navios da Rússia após o recente incidente no estreito do Kerch.
Em declaração na segunda conferência internacional sobre segurança marítima, o comandante da Marinha ucraniana, Igor Voronchenko, afirmou:
Eu, como comandante das forças navais, peço e expresso a minha confiança de que a comunidade mundial irá decidir e reconhecer que foi realizada uma agressão contra o Estado da Ucrânia […] Vamos tentar pedir o fechamento do estreito de Bósforo na República da Turquia.
O presidente da Rússia classificou o incidente no estreito de Kerch no último domingo como uma provocação da Ucrânia.
Vladimir Putin observou que, entre os membros da tripulação dos navios ucranianos que violaram a fronteira russa, havia dois agentes dos serviços secretos da Ucrânia.
Em 25 de novembro três navios da Marinha ucraniana, Berdyansk, Nikopol e Yany Kapu, foram capturados pela Guarda Costeira da Rússia no mar de Azov, conforme noticiou a Renova Mídia.
Para a #Ucrânia, o conflito no mar de Azov que resultou em tripulantes feridos e capturados foi um "ato de agressão". Por outro lado, a #Rússia afirma que os navios haviam "entrado em suas águas ilegalmente".https://t.co/hGkNmnkXOG
— RENOVA (@RenovaMidia) November 27, 2018