A distância cultural e territorial entre o Brasil e o Oriente Médio faz com que alguns assuntos concernentes a esta importante região do cenário geopolítico mundial ainda sejam desconhecidos do público brasileiro.
Um destes temas envoltos em intensa controvérsia é o imbróglio envolvendo Israel e a Palestina, que tem suas origens encravadas em séculos passados.
Muita gente não sabe, por exemplo, que o Brasil teve um papel de protagonista nesta questão em 1948. Os esforços do diplomata brasileiro Osvaldo Aranha para solucionar a tensa situação renderam até uma nomeação para o Prêmio Nobel da Paz daquele ano.
A relação entre Israel e Palestina ainda é alvo de diversas mentiras por “especialistas” que colocam suas ideologias à frente dos fatos históricos.
No vídeo abaixo, eu ofereço uma rápida explicação da causa d confronto e dos argumentos utilizados por ambos os lados.